Acabamento obtido por serragem com serras de disco. A superfície da pedra mostra sulcos curvilíneos mais ou menos evidentes produzidos pelos discos de serragem.
O processo é idêntico ao polimento, apenas não sendo aplicados os abrasivos de grão mais fino e as cabeças de feltro. A superfície obtida é lisa, mas de aspecto mate.
A superfície tratada torna-se lisa, brilhante e reflecte a luz. Obtém-se pela acção de cabeças rotativas friccionando a superfície da pedra com abrasivos de granulometria cada vez menor, terminado com cabeças de feltro.
Este acabamento é conseguido através do impacto abrasivo, na superfície a tratar, de um jacto de areia a alta pressão. O aspecto homogéneo fino e regular, que se obtém, tem grande interesse ornamental.
Superfície tosca e irregular obtida quer manualmente, por intermédio de cunhas ou cinzéis, quer por intermédio de prensas hidráulicas providas de cunhas.
É obtido automaticamente, golpeando a pedra com esferas de aço. O acabamento granalhado pode ser mais fino ou mais grosseiro consoante o diâmetro das esferas utilizadas.
Produzido através da exposição da pedra a altas temperaturas, torna as superfícies anti-derrapantes ao mesmo tempo que esbate a coloração original do material
Acabamento escovado é obtido através de escovas abrasivas, tornando o material sedoso, mas permanecendo a sua aparência rústica.